Blog da Dedeka
Tags por assuntos
- Tecidos
- Acampamento
- Adoção
- Alimentação
- Bebê
- Brincadeiras
- Brinquedos
- Chá de Bebê
- Cinema
- Coleções Dedeka
- Cringe
- Decoração
- Dica de Leitura
- Durar e doar
- Educação
- Eu faço suas roupas
- Fashion Revolution
- Festa
- Filme
- Férias
- Gestação
- Halloween
- Histórias
- Internet
- Inverno
- Literatura
- Lojista
- Maternidade
- Maternidade Sincera
- Meio Ambiente
- Millennials
- Moda
- Montessori
- Música
- Natal
- Natureza
- Organização
- Outono-Inverno 2019
- Passatempo
- Pets
- Primavera-Verão 2018/2019
- Páscoa
- Quartinho do bebê
- Receitas
- Responsabilidade Ambiental
- Responsabilidade Social
- Saiu na mídia
- Seleção de modelos
- Sono
- Trilhando Aventuras
- esporte
- recém-nascido
- Summer
- Criança
Jogos de tabuleiro pra tirar as crianças das telas
Voltar
Não é novidade pra ninguém que o uso excessivo das telas é extremamente prejudicial no desenvolvimento das crianças. Inevitavelmente, mais cedo ou mais tarde, elas acabam atraídas - e os pais, rendidos - ao celular, tablet, videogame, internet e até mesmo redes sociais nas suas rotinas.
A tecnologia tem sua valia, não há dúvidas. Mas o excesso tem gerado um crescente diagnóstico de transtornos mentais, ampliado o sedentarismo, perturbado a qualidade de sono e desestimulado as trocas interpessoais da criançada.
Por isso mesmo que é tão importante estimular momentos de diversão e convivência na família. Uma boa tática são os jogos de tabuleiros - podem ser aqueles mais antigos, que eram uma brincadeira e tanto na infância dos papais e mamães, como também os mais modernos. O que vale é envolver e desafiar essa turminha - que acreditem, nem vai perceber o tempo passar!
Separamos algumas dicas para você:
• Jogo da Vida
Ajuda a trabalhar a diferença entre realidade e fantasia. O jogo traz diversas situações cotidianas relacionadas à família, dinheiro e outros aspectos. O jogador deve tomar decisões, pagar dívidas e sofrer a consequência de suas escolhas.
• Banco Imobiliário
É um jogo de compra e venda de propriedades que conta com vários imprevistos durante a partida, estimulando o raciocínio lógico. O objetivo é terminar o jogo o menos pobre possível.
• Detetive
Trabalha a capacidade de criação de estratégias para se chegar a um objetivo. A missão dos participantes é desvendar o crime do jogo. Para isso, todos devem investigar os demais jogadores até descobrirem o assassino, o local e a arma utilizada.
• Imagem e Ação
Uma forma divertida de passar tempo em família, podendo ser jogado por crianças de várias idades. Este jogo, simples de preparar e que rende muitas gargalhadas, estimula a criatividade e a imaginação.
• Jogo da Memória
Como o nome já diz, o desafio está em lembrar onde ficam os pares de figuras no jogo. Desenvolve a concentração, melhora a atenção, treina a memória visual e estimula o raciocínio rápido.
• Ludo
Desenvolve a capacidade de lidar com o prazer da vitória e a frustração da derrota. Estimula a competitividade na dose certa e a rapidez de raciocínio. O objetivo deste jogo é ser o primeiro que, partindo de uma casa de origem, chega com quatro peões à casa final.
• Cara a Cara
É um jogo em que os participantes escolhem uma carta de personagem que o adversário tentará descobrir qual é. Desenvolve a lógica, a percepção e favorece a interação entre os jogadores.
• War
O clássico jogo de tabuleiro envolve objetivos secretos a serem cumpridos pelos jogadores, que devem conquistar territórios no mundo enquanto evitam que os inimigos invadam suas bases. Exige muita estratégia, concentração e tomada de decisão.
E aí, gostou?
Além dessas dicas, não esqueça do xadrez, das damas, do dominó, do Resta 1, do quebra-cabeça, do Uno…
E você, tem uma sugestão também? Compartilha aqui com a gente!