Blog da Dedeka
Tags por assuntos
- Tecidos
- Acampamento
- Adoção
- Alimentação
- Bebê
- Brincadeiras
- Brinquedos
- Chá de Bebê
- Cinema
- Coleções Dedeka
- Cringe
- Decoração
- Dica de Leitura
- Durar e doar
- Educação
- Eu faço suas roupas
- Fashion Revolution
- Festa
- Filme
- Férias
- Gestação
- Halloween
- Histórias
- Internet
- Inverno
- Literatura
- Lojista
- Maternidade
- Maternidade Sincera
- Meio Ambiente
- Millennials
- Moda
- Montessori
- Música
- Natal
- Natureza
- Organização
- Outono-Inverno 2019
- Passatempo
- Pets
- Primavera-Verão 2018/2019
- Páscoa
- Quartinho do bebê
- Receitas
- Responsabilidade Ambiental
- Responsabilidade Social
- Saiu na mídia
- Seleção de modelos
- Sono
- Trilhando Aventuras
- esporte
- recém-nascido
- Summer
- Criança
Gestação e Fisioterapia Pélvica
Voltar
A gestação de um bebê é um período de inúmeras alterações na rotina e no corpo da mulher.
É importante se preparar para que a adaptação a essas mudanças seja tranquila dentro do possível. Uma indicação para ajudar nessa preparação é a fisioterapia pélvica. Quem explica pra gente um pouquinho sobre o tema é a fisioterapeuta Gabriela Cassânego.
--
Durante o período gestacional, a mulher sofre várias mudanças no corpo para se adaptar ao crescimento do bebê. Uma das consequências é a sobrecarga da pelve e da coluna, que pode gerar dores lombares, pélvicas, incontinência urinária, constipação intestinal, entre outros desconfortos.
Além da sobrecarga na coluna, outra região que fica responsável por todo o peso do bebê é o assoalho pélvico.
O que devemos saber sobre o assoalho pélvico?
O nosso assoalho pélvico é um conjunto de músculos e ligamentos que sustentam órgãos e tudo que fica na região baixa do abdômen. Disfunções do assoalho pélvico podem causar perdas involuntárias de urina e fezes, descida dos órgãos genitais, constipação intestinal, dor pélvica e sensação de frouxidão vaginal.
Muitas são as causas das disfunções do assoalho pélvico, como idade, número de partos, cirurgias pélvicas e algumas predisposições genéticas. As mulheres são as mais acometidas por estas disfunções, por razões anatômicas e hormonais. Vários recursos podem ser utilizados nesses casos e a escolha do mais apropriado depende de uma avaliação feita por um profissional especializado.
O que é a fisioterapia pélvica?
A fisioterapia pélvica é uma especialidade que busca fortalecer a região do assoalho pélvico, bem como prevenir algumas doenças. O método pode ser indicado em casos de incontinência urinária ou menopausa, mas é recomendado principalmente às gestantes. Além de preparar o corpo para o parto, a técnica ainda aumenta a lubrificação e sensibilidade no canal vaginal. Ela pode ser feita a partir do terceiro mês de gestação, desde que o obstetra libere, e também após o parto.
Quais os benefícios que a fisioterapia pélvica traz para as gestantes?
A fisioterapia prepara o corpo da mulher para um parto de via vaginal, oferecendo relaxamento e bom condicionamento muscular. Durante o trabalho de parto, a fisioterapia favorece posições de encaixe e ajuda na descida do bebê por meio de exercícios de abertura da pelve, diminuindo assim o tempo do trabalho de parto e contribuindo para uma recuperação mais rápida e eficiente no pós-parto.
Entre outros benefícios, encontramos a melhora da postura, redução de inchaços, diminuindo as dores nas articulações, coluna lombar, pés e pernas, alivio nas câimbras, melhora na circulação sanguínea e consequentemente fortalecimento do assoalho pélvico das futuras mamães.
Os exercícios mais recomendados são:
- pilates,
- alongamentos
- massagem perineal
- fortalecimento
- mobilidade e relaxamento da musculatura pélvica.
A fisioterapia pélvica trabalha tanto nas disfunções quanto na prevenção, dando mais estabilidade para pelve e bem-estar para o corpo da mulher. Além dos benefícios físicos da fisioterapia pélvica, a abordagem ainda traz mais confiança para a gestante, através do conhecimento corporal.
Com ele, a mulher adquire mais autonomia, autoestima e empoderamento.
Gabriela Cassânego - Fisioterapeuta Crefito 230.845-F
Bacharel em fisioterapia pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha em 2017, com especialização em pilates contemporâneo, que envolve solo e equipamentos.
Trabalha com pilates para gestantes e fisioterapia motora convencional no âmbito de prevenção e reabilitação da saúde.
Contato: (54) 99926.6127
@fisiogabicassanego