Blog da Dedeka
Tags por assuntos
- Tecidos
- Acampamento
- Adoção
- Alimentação
- Bebê
- Brincadeiras
- Brinquedos
- Chá de Bebê
- Cinema
- Coleções Dedeka
- Cringe
- Decoração
- Dica de Leitura
- Durar e doar
- Educação
- Eu faço suas roupas
- Fashion Revolution
- Festa
- Filme
- Férias
- Gestação
- Halloween
- Histórias
- Internet
- Inverno
- Literatura
- Lojista
- Maternidade
- Maternidade Sincera
- Meio Ambiente
- Millennials
- Moda
- Montessori
- Música
- Natal
- Natureza
- Organização
- Outono-Inverno 2019
- Passatempo
- Pets
- Primavera-Verão 2018/2019
- Páscoa
- Quartinho do bebê
- Receitas
- Responsabilidade Ambiental
- Responsabilidade Social
- Saiu na mídia
- Seleção de modelos
- Sono
- Trilhando Aventuras
- esporte
- recém-nascido
- Summer
- Criança
Dica de Leitura: Jardins, de Roseana Murray e Roger Mello
VoltarO Blog da Dedeka conta a partir de hoje com dicas de leitura do especialista em literatura infanto-juvenil e presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica. E pra começar essa parceria com o pé direito, o Volnei trouxe pra gente uma dica muito especial! Confira:
Vamos cuidar do jardim?
por Volnei Canônica
O livro Jardins é um convite à leitura da poesia, da palavra e da imagem. Uma parceria de Roseana Murray e Roger Mello, publicado pela editora Global. A capa é uma provocação sinestésica, possibilitando à criança explorar com a ponta dos dedos a textura do papel e os espaços do recorte das folhas. Sugere um espiar por entre folhas, entrecortando imagens para perceber nos detalhes as diferentes cores, formatos e texturas que uma planta ou um jardim pode oferecer. O laço vermelho transforma o livro em um objeto-embalagem. Realmente, a obra é um presente feito por dois grandes artistas!
Crédito: Julio Soares/Objetiva Fotografias
Ao desfazer-se o laço, a criança mergulha num vermelho intenso e encontra uma rãzinha. Essa imagem já anuncia a imensidão da biodiversidade do nosso planeta e a necessidade de ir ao pequeno, ao detalhe. Podemos encontrar nas imagens personagens da fauna e da flora brasileira como o araçari, periquitos, micos, pepalantos, o mulungu e a paineira. Mas também, muito da diversidade e de ecossistemas de outros países.
Filomedusa abre o universo dos Jardins
A cada virada de página descobrimos diferentes jardins: o japonês, o jardim secreto, o de labirintos, o da Índia, árabes e andinos. O leitor percorre as palavras, as imagens, os vazios como um jardineiro que prepara a terra e rega suas flores, suas plantas.
“Entre no jardim secreto,
é lá que vive o eterno luar,
as assombradas caravelas,
as flores imperfeitas do amor.”
O livro traz quinze poemas que instigam o imaginário do leitor. O jardim, assim como a poesia, são expressões artísticas por onde os povos caminham. São lugares de meditação e de contemplação. Dar o livro Jardins para crianças é valorizar as belezas que a natureza entrega a todos. É chamar a atenção para que tanta diversidade não seja destruída pelo homem. Os jardins são lugares de vegetais, animais, pessoas e civilizações. São espaços que refletem a cultura dos povos.
As ilustrações do livro foram feitas por um dos mais importantes artistas do mundo. O brasiliense Roger Mello, ganhador do prêmio internacional Hans Christian Andersen – considerado o Nobel da Literatura Infantil, esculpiu com o seu traço diferentes jardins do mundo. Os desenhos contrastam com a cor da página realçando assim os detalhes de flores, folhas, caules, animais. É como se o ilustrador Roger Mello entregasse ao leitor uma lupa para perceber as diferentes texturas desses jardins, dando às imagens quase uma tridimensionalidade.
Crédito: Julio Soares/Objetiva Fotografias
Após ler a obra Jardins, uma grande aventura será levar as crianças para olhar o quintal, os parques, ou até mesmo aquele vasinho de plantas na janela das casas. Olhar de perto as flores, as plantas, os seres que vivem nesse cenário. Sentir o perfume, as texturas, colocar a natureza próxima do toque da criança é permitir que ela descubra um mundo inteiro!
Roseana Murray e Roger Mello oferecem a arte da natureza para a criança!
O livro ganhou inúmeros prêmios como:
- Prêmio Melhor Livro de Literatura Infantil 2002 | Academia Brasileira de Letras - ABL
- Prêmio Melhor Projeto Editorial 2002 | Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ
- Menção Altamente Recomendável 2001, categoria Poesia | FNILJ
- Finalista do Prêmio Jabuti 2002, categoria Ilustração | CBL
- Incluído no catálogo Lire en V.O. 2010: livres pour la jeunesse en portugais
(IBBY France)
Volnei Canônica
Presidente do Instituto Quindim e especialista em Literatura Infantil e Juvenil
@institutodeleituraquindim
facebook.com/institutodeleituraquindim
E mais: O livro Jardins foi a inspiração pra coleção cápsula Quindim Dedeka. Uma novidade que traz os traços filosóficos de Roger Mello em pijamas, acessórios para bebês e camisetas infantis unissex. Confira essa novidade: